Como decorar um quarto de menina de 10 anos: 6 dicas

Nem apenas de rosa é preparada a decoração para quarto de menina. Em um piscar de olhos a dona do espaço não quer mais saber dos ursos de pelúcia e nem das bonecas.

Quando os brinquedos são colocados de lado, entram em cena as letras de músicas, os filmes com seus artistas preferidos e os cadernos de segredos que estão entre os melhores presentes para meninas de 10 anos

Assim como a menina se expressa ou se veste, a decoração do próprio quarto é outra forma de demonstrar quem ela é ou quer ser. Por esse motivo, cuidar da composição desse espaço tão íntimo requer cuidado, um pouco de ousadia e bastante criatividade.

Preparamos diversas dicas de como decorar um quarto de menina de 10 anos para você ter sucesso nessa tarefa. Veja agora mesmo e saiba como criar espaços ideais para meninas de 10 anos.

Como decorar um quarto de menina de 10 anos

1. Escute a dona do quarto

O quarto é um tipo de refúgio. Para não errar na decoração, é necessário considerar o gosto da menina que vai ter seu dia a dia no espaço. Dessa forma, permita que ela participe ativamente da escolha de cada item, dando opinião sobre as cores e os tipos de ornamentos.

Esse processo de escutar e trocar ideias é bem importante. Isso é como se fosse um presente para meninas de 10 anos. Afinal de contas, a decoração de um quarto de menina de 10 anos tem um estilo bem diferente daquela menina que a um tempo tinha 5 anos de idade.

Ao levar em consideração a idade e as preferências da dona do quarto, você já cumpre o primeiro passo para entregar um ambiente aconchegante e de bom gosto.

2. Defina a paleta de cores

As cores geram estímulos conscientes e inconscientes que devem ser utilizados na decoração. Em versões fortes ou mais leves, rosa e roxo ainda são alternativas bastante usadas nos quartos das meninas. Contudo, para fazer a paleta, leve em consideração a dica anterior e determine isso em conjunto com a menina. 

É válido discutir outras possibilidades e empregar outras cores vibrantes, como azul, verde, amarelo, laranja ou vermelho. O importante é deixar o espaço agradável e com uma linguagem que tenha a ver com o estilo da dona do quarto.

Em diversos casos, tons mais sóbrios (branco, marrom, preto, cinza) costumam encaixar bem. Eles mantêm o espaço discreto e neutro, o que pode ser um benefício para meninas que não abrem mão de acrescentar seus próprios truques de decoração ao espaço, como abajures, mobiliários e objetos pessoais, por exemplo.

3. Organize um espaço para a leitura e os estudos

Nessa fase aumentam bastante as exigências escolares, e é fundamental ter um espaço organizado para realizar a lição de casa. Vale colocar uma mesa de estudos ou escrivaninha, junto com uma cadeira ou poltrona confortável.

Caso o móvel não tenha gavetas e compartimentos, é importante arrumar caixas organizadores para guardar cadernos, livros didáticos e estojos. Há modelos de todas as cores e com diferentes acabamentos (palha, tecido, acrílico), o que possibilita integrá-las à decoração com facilidade.

O canto de estudos também pode fazer o papel de penteadeira, deixando o espaço bem mais funcional. Basta colocá-lo em frente a um espelho e adicionar baús e bandejas sobre o tampo para guardar produtos e itens de beleza.

4. Coloque espelhos na decoração para quarto de menina

Em qualquer quarto, o espelho deve ser inserido. Ele pode ser colocado atrás da porta, na parede ao lado da cama e até mesmo nas portas do guarda-roupa. 

Para enriquecer a decoração, você também pode colocar luzinhas de natal em volta do espelho, como se fosse uma moldura customizada. Esse efeito passa a impressão de que o conjunto faz parte de um camarim particular.

Outra sugestão interessante – e muito moderna de como decorar um quarto de menina de 10 anos – é formar um jogo de espelhos com diversos modelos pequenos. Opte por peças com diversificados formatos e posicione-os na parede, criando um mural. A distribuição pode ser feita em arranjos em linha reta (vertical/horizontal) ou irregulares (diagonal).

5. Cuide da iluminação natural e artificial

Busque não tapar a janela com móveis ou cortinas pesadas, assim é possível aproveitar a entrada de luz solar. Ademais, procure investir em uma luminária para a mesa de estudos, com luz fria e invólucro na cor branca – para manter o foco e aprimorar o raciocínio.

A iluminação indireta é um excelente recurso para promover uma aura fofa e aconchegante ao espaço. A melhor forma de realizar isso é distribuir pontos de luz por todo o espaço, com intuito de criar algumas sombras e obter uma atmosfera quase mágica.

Assim como no espelho, os cordões de luzes podem ser aproveitados para iluminar o espaço. Posicione-as sobre a cabeceira da cama ou em uma das paredes e substitua o famoso abajur.

6. Priorize a ergonomia

Muito se diz sobre a importância da ergonomia nos locais de trabalho dos adultos, mas o conceito também deve ser levado em consideração no planejamento de espaços usados por crianças e adolescentes. Nos quartos, isso quer dizer priorizar mobiliário confortável e adaptado às características físicas do usuário.

Busque cômodas, poltronas, cadeiras e estantes feitas sob medida para a pessoa que vai usá-los. Já tem modelos com regulagem de altura e largura para assegurar funcionalidade e conforto.

A vantagem é que esses itens podem ser aproveitados por mais tempo, porque se adaptam para comportar diferentes pesos e tamanhos.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como decorar um quarto de menina de 10 anos, veja o vídeo do canal Só Ideias Legais.

Deixe seu comentário