Modelos de Cortina para sala

Na hora de montar a sua sala, uma das peças mais importantes é a cortina. Ela deverá ser de acordo com sua paleta de cores e o modelo deve atender às suas necessidades. Você quer um ambiente com mais luz? Um ambiente mais escuro? Tudo isso poderá ajudar na hora de escolher a cortina ideal para a sua sala, afinal ela é peça fundamental para controlar a luminosidade para o seu ambiente.

Há vários modelos com diferentes tamanhos, indo desde às mais simples às mais trabalhadas. A seguir, confira alguns modelos de cortina, junto com dicas para escolher o modelo certo para a sua sala.

Cortina Varão

Modelo de cortina com varão (Foto: Divulgação)

O modelo varão é um dos modelos mais tradicionais de cortina e o seu principal benefício é a facilidade na hora de instalar, além do seu preço ser bem acessível. Esse tipo de cortina costuma ser mais indicado para ambientes mais rústicos ou mais cleans e nos tons de cremes. Você pode usar varões em madeira e eles também conferem mais claridade ao ambiente.

Modelo Trilho

Modelo de cortina com trilho (Foto: Divulgação)

As cortinas de trilho são as mais comuns, no entanto, exigem que o ambiente possua alguns complementos para que fique combinando. O trilho deve ser escondido com o auxílio de um bandô. Outro cuidado importante é na hora de abrir e fechar esse modelo, pois movimentos fortes e bruscos podem acabar tirando a cortina do trilho.

Modelo Romana

Modelo de cortina Romana (Foto: Divulgação)

A cortina romana não é muito usada, mas pode ser benéfica e se adaptar ao ambiente. Esse modelo é muito chique e entrega ao ambiente um charme a mais. No entanto, profissionais da área explicam que é preciso ter um espaço maior quem deseja esse modelo, para quando ela estiver totalmente recolhida.

Por isso esse modelo é muito mais indicado para salas em que o ambiente é grande.

Modelo Rolô

Modelo de cortina Rolô (Foto: Divulgação)

Esse modelo é bem simples, oferece um bom custo-benefício e a sua instalação também costuma ser simples. O único ponto negativo é que ela também precisa de mais espaço quando é recolhida, no entanto, é bom colocar na balança para ver o que compensa. Você pode incrementá-la com uma cortina cujo tecido seja mais fluido, para deixar o ambiente mais leve.

Modelo Painel

Modelo de cortina Painel (Foto: Divulgação)

Essa cortina possui características muito semelhantes com a cortina romana, principalmente quando estão fechadas. Ela funciona basicamente como uma porta de correr, sendo indicada para pessoas que adoram a praticidade. Você pode incrementá-la com alguns detalhes nas molduras.

Modelo de Persiana

Modelo de cortina Persiana (Foto: Divulgação)

As cortinas de persianas são muito conhecidas e usadas. Você pode escolher entre usar persiana vertical e/ou horizontal. São modelos modernos que permitem a entrada de bastante luminosidade.

Como escolher a cortina ideal para a sua sala

Escolha o modelo de cortina de acordo com a decoração do ambiente (Foto: Divulgação)

Para escolher a cortina ideal, você deve observar o tamanho de sua sala, as cores que deseja usar, assim como o tipo de iluminação que deseja que entre em cada etapa do dia. As cortinas também podem ser coloridas ou então abordar temas neutros e mais escuros. Contrate um design de interior pra lhe ajudar a compor todos os ambientes de sua casa.

Reply