Boiserie – O que é, ideias para decorar

Por mais que pareça uma novidade no ramo da decoração, a técnica conhecida como boiserie já é usada há muito tempo e você, com certeza, já a viu por aí, apenas não sabia o nome dela. A técnica consiste no revestimento das paredes com molduras, feitas originalmente de madeira.

Boiserie uma novidade na decoração (Foto: Divulgação)

Boisierie curiosidades

Seu nome, pronuncia-se boaserrí. A técnica foi originada na França, inspirada no movimento artístico que conhecemos hoje como Rococó e teve seu auge nos séculos XVII e XVIII. Os carpinteiros artistas da época objetivavam embelezar as paredes da nobreza de maneira requintada e luxuosa.

De sua criação até os dias de hoje, a técnica foi alterada muitas vezes, para se adaptar às necessidades e estilos mais atuais, e passou a ser chamada de falsa-boiserie. Hoje, além da madeira, a técnica pode ser produzida com a utilização de gesso, cimento ou isopor, para deixar os custos mais baixo. Porém, qualquer material conseguirá atingir o resultado esperado.

Boisere colorido (Foto: Divulgação)

Dicas para usar boiserie na decoração

– Para que as boiseries feitas de gesso e isopor, o ideal é que sejam pintadas com tinta acrílica, para que fiquem mais duráveis e resistentes.

– As boiseries, embora parecidas, não são iguais aos rodameios ou lambris. Rodameios dividem a parede ao meio por uma moldura na horizontal, enquanto os lambris, tratam-se de réguas de madeira coladas na parede.

– Leve em consideração o pé direito da sua casa. O efeito das boiseries tende a diminuir e achatar o pé direito por conta de seus recortes.

– Inclua na parede peças mais criativas e descontraídas, como iluminação e quadros, para quebrar o aspecto formal e rebuscado gerado pelas boiseries.

Decoração com Boiserie e itens contemporâneos (Foto: Divulgação)

Itens contemporâneos na decoração

– Use itens contemporâneos na decoração do ambiente para compensar o estilo clássico da técnica. Use móveis com design moderno, luminárias diferentes e tecidos estampados.

– Caso você tenha comprado uma casa que já possui as boiseries, você pode mudar o visual do ambiente usando tinta colorida.

– Se você revestir uma parede com a técnica, não é necessário que revista as outras, pois pode comprometer o ambiente e ficar exagerado.

– É mais comum ver as molduras pintadas da mesma cor que o restante da parede, e mais recomendado também. Assim, você evita erros na hora da combinação e o excesso de informações em uma única parede. A pintura uniforme também conseguirá valorizar os relevos da técnica.

– O segredo da aplicação das boiseries é a distribuição equilibrada das molduras, por isso, fique atento e tire todas as medidas corretamente, calcule e planeje tudo nos mínimos detalhes.

– A emenda nos cantos da moldura devem ser feitas em um ângulo de 45 graus para gerar um acabamento perfeito.

– Para que as molduras fiquem mais modernas, use cores mais fortes, a menos que queira manter o estilo mais clássico.

– A técnica pode ser aplicada em qualquer ambiente da residência, quartos, cozinha, sala e até mesmo no banheiro. Diferencie os modelos de acordo com o acabamento.

Confira algumas imagens de decoração com Boiseries:

A decoração com boiserie pode ser feita em qualquer ambiente (Foto: Divulgação)

Boiserie no quarto (Foto: Divulgação)

Boiserie na parede branca (Foto: Divulgação)

A decoração com boiserie pode ser feita em qualquer ambiente (Foto: Divulgação)

Boiserie uma novidade na decoração (Foto: Divulgação)

Boisere colorido (Foto: Divulgação)

Decoração com Boiserie e itens contemporâneos (Foto: Divulgação)

 

 

 

Reply