Colocar o piso para finalizar o seu projeto é uma etapa fundamental, pois traz uma boa estética para o ambiente, além de também mais conforto e segurança a todos que vão circular pelo local. Uma etapa importante é assentar o piso de forma correta, para garantir que o piso não fique torto e nem surja outros prejuízos.
Para assentar o piso corretamente, é preciso seguir algumas recomendações e dicas. No entanto, mesmo assim, o ideal é que tudo seja feito por um profissional na área ou por um pedreiro já com experiência. A seguir, veja tudo que você precisa para assentar piso corretamente.
O que é preciso para o assentamento de piso
Antes de tudo, você deve conhecer bem o tipo de cerâmica que será usada e também o tamanho ideal. Quanto menos porosa for a cerâmica escolhida, menos água será absorvida pelo piso. De acordo com o tipo e formato do piso, é escolhida a argamassa ideal. Também deve-se levar em conta o local da aplicação e o tipo de base, como por exemplo, contra-piso ou concreto.
É importante verificar se a superfície não apresenta nenhuma irregularidade. Ela deve estar completamente limpa, seca e livre de qualquer outro material. Verifique onde deverá ser iniciada a sua aplicação.
Preparo da argamassa
A argamassa deve ser aplicada sobre o contra-piso ou reboco há 14 dias antes do aplique do revestimento escolhido. Você deve usar um pacote de argamassa e colocar todo o pó em uma bacia que esteja limpa e seca. Coloque água e vá misturando até obter uma argamassa uniforme, sem qualquer tipo de bolinha.
O ideal é utilizar um misturador para essa etapa. Sempre observe a quantidade de água que é recomendado na embalagem da argamassa. Quando obter a mistura desejada, deixe a mesma descansando por até 15 minutos.
Aplicação da argamassa e assentamento de pisos
Quando a argamassa estiver pronta para uso, comece a aplicação. A argamassa deve ser aplicada primeiramente com o lado liso da desempenadeira, respeitando uma espessura de 4 a 5 mm. A argamassa deve ser aplicada em até 1 hora e 30 minutos após o seu preparo.
Logo em seguida, você deve passar a desempenadeira com o seu lado dentado na argamassa para formar sulcos paralelos. Depois, usando suas mãos, aplique a peça sobre a argamassa, movimentando de forma leve para poder chegar à posição adequada. Em seguida, use um martelo de borracha para ir batendo na peça, para que ela se assente 100% sobre a argamassa.
Com a peça assentada, coloque o espaçador entre uma e outra. Realize o ajuste fino e confira se as quinas das cerâmicas também estão alinhadas. As peças devem seguir o mesmo alinhamento. Você pode adquirir espaçadores e niveladores que ajudam no assentamento dos pisos.
Peças prontas
Antes de realizar o assentamento dos pisos, suas peças já devem estar cortadas no tamanho ideal. Esses recortes podem ser feitos com serra mármore, mas antes é preciso realizar a marcação com uma caneta. Primeiro realizam-se pequenos cortes, até o furo em si.
Deixe seu comentário