Como construir uma laje

A laje consiste em uma estrutura de concreto que é fundamental para finalizar a construção de várias residências brasileiras. Ao construir a laje de uma construção, o imóvel passa a ter um teto, mas é preciso escolher com cuidado os materiais que vão ser usados. Além disso, deve-se levar em conta que existem dois principais tipos de laje: a laje de concreto batido e a laje pré-moldada, também chamada de pré-fabricada.

O tipo de laje que você de fato irá construir, dependerá de muitos fatores que devem ser discutidos por você juntamente de seu engenheiro. A seguir, veja como construir uma laje.

Materiais para construir uma laje

Os materiais necessários para construir uma laje podem variar de acordo com o tipo escolhido, por isso saiba que pode haver divergências entre o que falamos aqui e o que você terá que adquirir para a construção.

De modo geral, os principais materiais de construção necessários são os seguintes: areia lavada grossa e média, brita nº 0 e nº 1, sacos de cimento, disco de corte fino, disco de corte para policorte 1/8, disco de policorte, disco de policorte para madeira, disco de serra circular madeira, disco diamantado liso, disco diamantado turbo, disco para lixadeira, ferro treliça, disco para lixadeira roto orbital, laje pré-moldada com lajota ou isopor, laje vigota protendida pré-moldada, linha para pedreiro, mangueira cristal nível, manta asfáltica, manta de subcobertura, pregos, primer de impermeabilização, suporte de bloco de vidro pra laje, impermeabilizante de 18 litros, vergalhão – barra de ferro, entre outros.

Etapas da construção de uma laje

Cada tipo de laje exige determinadas etapas de construção que devem ser estabelecidas pelo profissional responsável pela execução do projeto, como o engenheiro ou o mestre de obras. Essas etapas são fundamentais e garantem a boa estrutura da laje, por isso é fundamental executar tudo da forma correta.

As principais etapas da construção de uma laje são: preparar as vigas; delimitação do terreno que será preenchido por cimento; colocar o isopor; fazer as escoras necessárias; instalar os ferros e/ou as malhas de ferro, entre outros.

Lembrando novamente que essas etapas podem variar de acordo com o tipo de laje que você escolher para o seu imóvel.

Veja como construir uma laje

A sua laje pode ser formada através de treliças que nada mais é do que a união de três barras de ferro que, através dos seus pontos de união, ajudam a distribuir a carga e por isso podem receber uma carga maior. Há vários modelos de treliças no mercado e aquele que você usará vai depender do comprimento do vão e da carga a qual a laje será submetida. A treliça só deve ser escolhida após o cálculo do engenheiro.

Com tudo definido e comprado, para começar a construção da laje, é necessário fazer as ferragens das vigas. Depois faça as fôrmas de madeira para delimitar os locais de preenchimento do cimento. Coloque então as treliças pré-moldadas e definidas pelo seu engenheiro. Respeite os devidos espaços para as vigas deitadas e coloque o isopor. Em seguida, escore com a tora de madeira. Coloque as mangueiras elétricas e

os ferros, em seguida amarre. Encha a laje. Cubra com a loja e espere 7 dias. Molhe 1 vez por dia, depois impermeabilize a laje.

Deixe seu comentário