Como fazer impermeabilizante caseiro

Você já deve ter ouvido falar em impermeabilizar as paredes de sua residência ou do próprio produto impermeabilizante necessário para uma obra. Esse produto é fundamental para grande parte das construções, pois seu principal objetivo é manter todos os tipos de edifícios seguros. Quando se está construindo uma casa nova ou reformando, o uso de impermeabilizante pode ser essencial, mas nem sempre há orçamento suficiente para comprar o produto pronto.

Em situações onde o aperto é maior, uma solução pode ser preparar um impermeabilizante caseiro. Não é muito difícil, mas necessita de cuidado e atenção. Confira, a seguir, como fazer um impermeabilizante caseiro.

Para que serve o impermeabilizante

A principal função de um impermeabilizante é garantir que os materiais que são utilizados durante a construção sejam protegidos, ou seja, isolados, a fim de proteger os mesmos do contato com líquidos e vapores que podem danificá-los. Com a impermeabilização, você garante a segurança de toda a edificação, seja ela um prédio ou uma casa.

Existem diversos produtos que são elaborados de maneira específica para preservar uma obra contra o contato com água que vem da chuva ou de qualquer situação que gere umidade em excesso, como o caso de banhos. Ao usar impermeabilizante, os moradores do local podem contar com mais segurança, economia e mais conforto.

Em imóveis que não recebem esse procedimento, é comum depois de um tempo os moradores notarem problemas como infiltração. Após resolverem esse problema, é indicado então fazer a impermeabilização das paredes.

O que você precisa para fazer um impermeabilizante

O ideal é que você adquira o impermeabilizante diretamente na loja de materiais de construção, no entanto, com materiais mais baratos e simples de encontrar, você consegue fabricar o seu próprio impermeabilizante caseiro sem gastar muito e de modo muito prático. Inclusive isso pode ser feito pelos pedreiros envolvidos na obra, caso o seu orçamento seja mais enxuto.

Para fazer o impermeabilizante caseiro, você precisará de somente duas coisas:

– Cola branca;

– Cimento.

Veja como fazer um impermeabilizante caseiro

Depois de obter os dois ingredientes necessários para criar o seu impermeabilizante caseiro, é preciso fazer uma mistura. Para 50 kg de cimento, você deve misturar 1 litro de cola branca. É claro que essa quantia pode variar de acordo com a área da sua construção e a quantidade de impermeabilizante que você precisar.

A mistura do produto pode ser feita com o auxílio de uma betoneira. Com a mistura feita, o produto está pronto para a aplicação. Coloque o seu impermeabilizante em um balde próprio da obra, despeje no local em que deseja e espalhe bem de forma regular.

Esse é um procedimento muito realizado nas obras, até mesmo naquelas em que não é solicitado pelo dono. O principal objetivo é de evitar filtrações e, como é barato, não traz prejuízos para o seu projeto. O ideal é que somente um pedreiro com conhecimento execute essa tarefa para garantir a qualidade e a durabilidade do procedimento. Lembre-se que se houver uma infiltração em suas paredes, o ideal é realizar a impermeabilização.

1 comentário

  • Muito obrigado , vou tentar aqui em casa , uma pequena area. Depois conto os resultados.

Deixe seu comentário