Como fazer tapete de barbante fácil

Aprenda Como fazer tapete de barbante fácil para você fazer em casa para decorar sua casa ou mesmo para vender e ganhar um dinheiro extra no seu orçamento. Separamos para vocês fotos e vídeos explicativos que ensinam o passo a passo para fazer tapete de barbante.

Como fazer tapete de barbante

Aprenda Como fazer tapete de barbante de maneira fácil e prática.

Tapete de Barbante ou Crochê

Os tapetes de barbantes além de serem bonitos e diferentes, são fáceis de lavar e não pegam poeira com facilidade sendo bastante indicados para casa onde existam pessoas alérgicas.

Tapetes de crochê podem ser feitos de vários tamanhos, formas e cores que ficam lindos nas salas, quartos, banheiros e qualquer lugar que você goste. São diversos os estilos que podem ser seguidos em um tapete de crochê, a mesma técnica pode ser seguida para fazer toalhas de mesa, roupas de cama, e outros para decoração.

Os tapetes são compatíveis com todos os cômodos, ele funciona como uma espécie de complemento, que deve combinar com os móveis e demais acessórios. O crochê usa o barbante como material e conta com o auxílio de uma agulha apropriada para fazer os pontos certos. Tapetes favorecem a sensação de conforto dentro de casa, protegem o piso e contribuem com a atmosfera de aconchego.

Tipos de barbantes para usar

É possível encontrar diferentes tipos de tapetes de barbante, que variam quanto ao tamanho, formato, cor e acabamento. Você encontra as peças mais clarinhas mais facilmente em banheiros ou lavanderias, por exemplo. Essas peças combinam bastante com áreas que normalmente são claras. Dependendo da habilidade empregada para a confecção do tapete, pode-se trabalhar com diferentes designs, formas, aplicações e até mesmo cores.

O tapete de barbante pode ser usado para decorar diversos lugares da casa como os banheiros, a porta de entrada, o canto do quarto ou o centro da sala. Quando se trata de uma peça clara, é importante tomar cuidado para que ela não fique suja devido à circulação dos moradores. Vale lembrar que nos ambientes com piso frio, os tapetes feitos de crochê costumam fazer toda a diferença.

Fotos de tapetes de barbante

Inspire-se com a galeria de fotos de tapete de barbante que separamos:

Tapete de barbante para Sala

Tapete de Barbante para o Quarto

Tapete de Barbante para o Banheiro

Tapete de Barbante para a Cozinha

Modelos de Tapete de Barbante

Como fazer tapete de barbante

Aprenda Como fazer tapete de barbante de maneira fácil e prática.

Vale lembrar que para começar a fazer você não precisa ser muitas cores e com pouco material você consegue dar os primeiros passos para montar um belo tapete de barbante. Lembre-se que você consegue comprar esses itens  em papelarias e outras lojas específicas de produtos de artesanatos. Além das dicas que demos aqui e dos vídeos abaixo, você ainda encontra na internet diversos cursos, gratuitos ou pagos, para você aprimorar sua técnica e fazer belos tapetes de barbante.

Tapete de Barbante Passo a Passo

Tapete de Coração

Para fazer um bonito tapete de crochê, é necessário conhecer a técnica e escolher um barbante de qualidade. O acabamento depende muito da criatividade e do bom-gosto de cada artesão, mas normalmente os moldes ajudam a ter boas ideias para confeccionar peças detalhadas. Seja no formato redondo, oval, retangular ou de passarela, o tapete de barbante faz toda a diferença na decoração do ambiente.

 O tapete de barbante em forma de coração fica lindo e delicado e pode ser usado em qualquer ambiente. 

Materiais:

– Agulha para crochê número 03

– Barbante número 06 – (aproximadamente 610 m)

– Agulha e tesoura de tapeceiro

Para um tapete de tamanho 130×40 cm

Como fazer? 

  1. Para começar faça 73 correntes e então volte na de número 5 e faça um ponto alto. Dessa forma, você terá dois pontos altos com as correntes. Depois você deve voltar fazendo ponto alto em cada corrente e assim chegará a 70 pontos altos com as correntes que quando virar formarão o primeiro ponto alto.
  2. Afim de esconder a ponta do início, antes de começar a próxima etapa puxe a ponta do barbante para cima e prenda na segunda carreira. Então faça mais duas correntes e vire a peça e volte fazendo mais seis pontos altos, assim se formarão sete pontos altos.
  3. Após isso, faça mais duas correntes e pule dois pontos de base e então faça ponto alto até completar 19 blocos. Depois faça mais seis pontos altos que somados ao ponto do último bloco serão 7 pontos altos para uma lateral. Lembrando que o último ponto alto é feito na corrente para virar na carreira de antes.
  4. Então faça duas correntes e vire o trabalho para fazer mais seis pontos altos para ir formando a lateral. Continue fazendo duas correntes e ponto alto em cima do próprio ponto alto até completar 9 blocos. O 10 bloco é feito fechado e após o ponto alto que completa o 9 bloco aberto é preciso fazer apenas dois pontos altos no espaço das duas correntes e assim ponto alto em cima de ponto alto.
  5. Faça a lateral seguinte assim como a primeira, ponto alto em cima de ponto alto. É importante comparar o trabalho dobrando e checando o início da carreira. 6. Depois, faça duas correntes e vire a peça voltando com ponto alto em cima de ponto alto. Assim já será a quarta carreira. Agora siga com os blocos nas laterais como nas carreiras anteriores até completar oito blocos.
  6. Faça uma sequência de três blocos fechados. Você vai perceber que fica um antes, um em cima e outro depois. Quando finalizar os blocos faça mais oito abertos na lateral seguinte.
  7. Então faça mais duas correntes e vire para fazer a lateral com ponto alto em cima de ponto alto até fazer 7 blocos e então mais uma sequência de dois blocos. Depois faça duas correntes e pule dois pontos de base e então faça mais dois blocos fechados. O bloco aberto deve ficar bem centralizado.
  8. Depois de finalizar o bloquinho fechado você deve seguir com a lateral seguinte como no início da carreira.
  9. Então faça duas correntes e vire o trabalho novamente para trabalhar na lateral fechada com 6 blocos abertos e 2 fechados. Depois, faça mais duas correntes e pule dois pontos de base fazendo um bloco fechado. Você deve conferir se fica na mesma direção que o bloco anterior. Assim, repita as duas correntes, pule dois pontos e faça mais dois blocos fechados, além da lateral como no início.
  10. Então faça mais duas correntes e vire o trabalho para fazer a lateral fechada com ponto alto em cima de ponto alto fazendo a sequência de 5 blocos e depois dois fechados. Faça duas correntes e pule dois pontos de base e mais três blocos fechados.

Nesta fase você já vai perceber o formato do tapete com os detalhes de coração. Para ficar mais fácil você pode seguir o gráfico que pode ser encontrado online. Existem várias opções com diversos formatos. Basta apenas usar a criatividade.

Vídeos:

Tapete Retangular

Materiais:

– Barbante da cor de sua preferência (1 novelo)

– Agulha para crochê 3.0mm

Para um tapete de 60x 40 cm

Como fazer? 

  1. Para começar faça 30 correntes e volte na oitava para fazer um ponto alto. Então, volte fazendo ponto alto até chegar ao final da corrente. Para esta peça a largura será de 23 pontos altos.
  2. Quando chegar no final faça mais quatro correntes e então mais um ponto alto na última corrente.
  3. Agora você deve fazer mais quatro correntes e voltar fazendo ponto alto para cada ponto da base até a ponta.
  4. Então continue com quatro correntes de espaço e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das sete que formaram o primeiro espaço.
  5. Agora faça mais duas correntes e então, dois pontos altos na primeira alça. Duas correntes de espaço e mais dois pontos altos na mesma alça formando um canto.
  6. Siga com ponto alto encima de ponto alto até a outra ponta e depois faça dois pontos altos dentro da primeira alça, mais duas correntes de espaço e mais dois pontos altos na mesma alça.
  7. Faça um ponto alto em cima do ponto alto que divide e repita o mesmo procedimento do canto.
  8. Faça uma volta fechada com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto e no canto dois pontos altos, três correntes de espaços e mais dois pontos altos. Assim, todos os cantos terão três correntes de espaço.

Com esses panos você já consegue iniciar o seu tapete de barbante em formato retangular. Para ficar ainda mais fácil siga algum gráfico de sua preferência ou veja mais nesses vídeos:

Tapete de barbante duas cores 

Uma outra opção é o tapete de barbante com duas cores. Primeiro você deve escolher um formato e as cores de barbante que você quer trabalhar. Após escolhido o formado para o tapete você pode encontrar o gráfico para seguir e ficar ainda mais fácil de bordar.

Confira algumas ideias nos vídeos abaixo:

Tapete de barbante redondo

Podemos fazer diferentes modelos de tapetes de barbante no formato redondo. Fica um charme em qualquer cômodo da casa. Procure pelo gráfico que mais lhe agrada, escolha a cor do barbante e faça esse lindo tapete.

Confira algumas ideias nos vídeos:

Tapete de crochê oval 

O tapete de barbante oval é simples de fazer e pode ser feito em várias medidas, com diferentes pontos. Encontre o que mais lhe agrada e escolha a cor do barbante.

Veja algumas ideias abaixo:

One Response - Add Comment

Reply