Tapetes de Barbante para Cozinha: Como fazer em casa

Os tapetes de barbante fazem o maior sucesso principalmente entre a mulherada. Podem ser colocados em qualquer lugar da casa, mas a grande pedida é para a cozinha. Os tapetes de barbante são feitos por meio da técnica do crochê, que ainda se faz presente mesmo depois de muitos anos. O crochê está aos poucos se tornando tendência em diversos aspectos e um deles é na decoração.

Por isso que aprender a fazer tapetes de barbante podem deixar sua casa mais bonita, além de te ajudar a ganhar uma renda extra. Aprenda, a seguir, como fazer tapetes de barbante.

como fazer Tapetes de Barbante para Cozinha

Tapete de barbante fácil de lavar (Foto: Divulgação)

Tapetes de Barbante

Os tapetes de barbante são muito bonitos e podem enfeitar a sua casa, dando cor a todos os ambientes. Muito versáteis, podem ser feitos de diferentes formas e usando centenas de cores, além de desenhos que não exigem tanta prática assim. São conhecidos por serem delicados, por isso são ideais para quem quer renovar o ambiente da casa sem gastar muito.

Você mesmo pode aprender a técnica do crochê e fazer lindos modelos para sua casa. Esses tapetes são considerados um artesanato e, se você quiser, pode usá-los para aumentar a sua renda.

como fazer Tapetes de Barbante para Cozinha 1

Antes de fazer o tapete é importante saber o tamanho, entre outros detalhes (Foto: Divulgação)

Detalhes antes de iniciar a criação

Antes de começar o seu tapete de barbante você precisa escolher o seu tamanho. Para isso é preciso observar a peça da casa que receberá o seu tapete: se for uma peça grande, pode ser ideal criar um tapete um pouco maior, assim também protegerá o piso.

Entretanto, não faz sentido nem combina colocar um tapete grande em uma peça muito pequena. Você deve analisar as proporções e criar um tapete que encaixe perfeitamente com cada ambiente. Se você for fazer para você mesmo, basta observar as medidas da sua cozinha. Se for para outra pessoa, peça para ela descrever como é o ambiente e o seu tamanho.

como fazer Tapetes de Barbante para Cozinha 2

Você pode fazer tapetes de barbante para todas as peças da casa (Foto: Divulgação)

Para que você consiga fazer peças trabalhadas e com um diferencial no seu trabalho é necessário bastante prática. Existem diversos vídeos na internet que você pode olhar e aprender. Separamos um para que você veja e procure por mais opções de técnicas:

Tapete de Barbante para cada peça da casa

De acordo com cada peça de sua casa, é preciso criar um tapete de barbante específico. Por exemplo, na cozinha o mais comum é encontrarmos um tapete retangular posicionado próximo à pia. Em muitos casos também há um outro tapete, dessa vez redondo, posicionado na entrada da cozinha.

Isso não é uma regra e você pode fazer os dois retangulares, se desejar, sendo esse apenas um parâmetro para você ter uma noção. Nos quartos e salas geralmente os tapetes tendem a ser redondos, mas mais uma vez, você pode inovar e criar combinações totalmente diferentes e únicas.

como fazer Tapetes de Barbante para Cozinha 3

O preço do tapete vai depender da quantidade de linha e do trabalhado do tapete (Foto: Divulgação)

Quanto cobrar pelo seu trabalho?

Se você optar por fazer os tapetes de barbante para ampliar a sua renda, é fundamental ter uma noção do preço que deverá ser cobrado. Como você é nova no mercado, não poderá competir ainda com outras pessoas que já estão nesse ramo há mais tempo, mas isso não significa que deva se valorizar.

Coloque o mesmo preço ou um pouco mais barato, dependendo dos seus gastos. Pesquise com outras pessoas que trabalham com isso e veja suas opiniões à respeito.

Reply