Como fazer viga em balanço

Quem trabalha com arquitetura ou com a construção de edifícios e prédios, precisa estar sempre por dentro dos vários tipos de construções que podem ser feitas e das devidas regras, medições e cálculos de resistência que são necessários para garantir a segurança de todos que irão frequentar o local.

Uma das coisas mais inusitadas e interessantes dessa área é a viga em balanço que dá origem à uma construção geralmente imponente e que gera curiosidade nas pessoas. No entanto, para quem vai construir, é importante ficar por dentro de todas as questões que envolvem essa construção e como torna-la segura para todas as pessoas.

Entenda o que é viga em balanço

A viga em balanço se trata de uma viga de edificação que possui somente um apoio. Com isso, toda a carga que é recebida acaba sendo transmitida a somente um ponto único de fixação. Quando surge um projeto de uma construção cuja viga é em balanço, significa que uma ou mais extremidades não contarão com um apoio e, dessa forma, a construção dá a impressão de estar flutuando.

Esse tipo de construção é muito usado na arquitetura para criar ambientes diferentes e que dão uma sensação de imponência.

Casas em balanço

Apesar de ser mais comum vermos construções arquitetônicas nesse estilo, há quem se arrisque e opte por uma casa também com essa ideia de flutuação. A área coberta gerada pela casa em suspensão pode ser usada de várias maneiras, como, por exemplo, para criar ambientes aconchegantes para os momentos em família ou para a realização de eventos e festas.

Se você quiser ter esse tipo de residência, verifique bem o projeto do engenheiro e o histórico da empresa no desenvolvimento desse tipo de construção por se tratar de uma edificação não convencional.

Como calcular viga em balanço

O cálculo da viga em balanço deve ser feito somente por um profissional adequado, como um engenheiro com o devido registro no CREA. Se trata de algo complexo e que pode comprometer a segurança dos trabalhadores que executarão o projeto e/ou dos futuros moradores (em caso de não ser realizado por um profissional).

O desenvolvimento do cálculo para fins didáticos você encontra em livros da área da Engenharia Civil. Para a realização do cálculo, o profissional deve ter conhecimento não somente sobre a estrutura a ser construída, mas também sobre os tipos de vigas que existem. De modo geral, o cálculo deve ser feito com armadura negativa na parte de cima devido à compressão que ocorre na parte de baixo.

Outro ponto importante a ser destacado é a qualidade do material a ser utilizado, pois nem todo tipo tem a mesma resistência para suportar as cargas exigidas do uso cotidiano.

Mesmo com todas essas informações, um indivíduo comum não deve realizar esse cálculo por conta própria nem deixar por conta de alguém sem experiência, procure sempre um profissional do ramo. Vale ressaltar que também é preciso avaliar as condições do terreno a ser usado para o projeto.

Deixe seu comentário