Como ligar interruptor duplo

O interruptor duplo está se tornando cada vez mais comum nas residências brasileiras pois, a grosso modo, permite ligar e controlar mais de uma lâmpada ao mesmo tempo. O interruptor se caracteriza por um dispositivo em que ocorre a interrupção, de modo reversível, da passagem de um sinal em um circuito eletrônico ou elétrico.

Ele também pode ser chamado de interruptor paralelo e sua função é permitir comandar a lâmpada de dois pontos de acionamento diferentes. Se vê muito esse tipo de interruptor em locais grandes que possuem mais de uma entrada, assim como em corredores, escadas e salas em geral.

Principais características de um interruptor duplo

O interruptor duplo ou paralelo se assemelha bastante com o interruptor simples, com o principal diferencial de que possui 3 pontos de conexão. Esse tipo de interruptor pode ainda ser simples ou bipolar, sendo esse último usado principalmente para os circuitos bifásicos, ou seja, de 220V.

Os interruptores duplos bipolares funcionam igual a sua versão mais simples, com o diferencial de também poderem suportar cargas que vêm de ventiladores e lâmpadas de dois pontos distintos. O formato de cada interruptor também é diferente.

Esses interruptores podem ser encontrados nas versões 10A e 16A, podem ter terminais com 3 parafusos (monopolar) ou 6 parafusos (bipolar) e sua fabricação usa material ABS com proteção UV.

Como instalar interruptor duplo simples e bipolar

Hoje você irá conferir as instruções para poder instalar e ligar o interruptor duplo simples e o bipolar, mas lembre-se que esse tipo de serviço deve, preferencialmente, ser realizado por um profissional para garantir uma execução perfeita e assim a segurança no seu projeto. Dessa forma, por mais que você adquira conhecimento, não arrisque a segurança de seus familiares e amigos. Além disso, há alguns termos que você pode desconhecer.

Confira, a seguir, o tutorial para instalar e ligar corretamente o interruptor duplo simples:

– Primeiro, desligue o DR ou o disjuntor de sua residência;

– Conecte então a fase no borne L do interruptor 1;

– Depois, faça a conexão do retorno (a) no borne 1 do interruptor 1;

– Conecte também o retorno (b) no borne 2 do interruptor 1;

– Faça a conexão do retorno (a) no borne 1 do interruptor 2;

– Conecte o retorno (b) no borne 2 do interruptor 2;

– Conecte o retorno (c) no borne L do interruptor 2;

– Conecte o retorno (c) na parte externa da lâmpada;

– Por último, conecte o neutro no externo da lâmpada.

A instalação do interruptor duplo bipolar ocorre da mesma maneira, só que com mais conexões, chegando até o retorno (f) no borne L² do interruptor 2.

Recomendamos ainda que você assista vídeos sobre esse tipo de ligação, mas sempre indicamos a contratação de um profissional para o serviço. Se o seu objetivo é aprender, vá aos poucos mexendo em locais que não fornecem nenhum risco e não danificam a rede elétrica de sua residência. Esse tipo de instalação não tende a ser difícil, mas requere conhecimentos.

Deixe seu comentário