O gesso se trata de um material muito versátil que pode ser usado para a realização de vários reparos simples e mais básicos que não necessita da mão de obra de um pedreiro. No entanto, para poder fazer isso por conta própria, é necessário ter um pouquinho de conhecimento para saber como usar esse gesso da forma correta.
O gesso pode ser usado para efetuar pequenos reparos em paredes, buracos, acabamentos, rachaduras, furos e muito mais. Se você quer facilitar a sua vida e descobrir como preparar o gesso para efetuar pequenos reparos, confira tudo a seguir!
Veja como usar o gesso para pequenos reparos
O gesso comum pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. Ele já vem pronto para ser usado em todos os reparos desejados, mas em alguns casos é necessário efetuar uma preparação antes da aplicação.
O uso do gesso e da massa corrida, chamada de reboco, é muito comum. No entanto, o gesso se destaca por ser mais barato e também mais eficiente, além de favorecer a estética. Em alguns casos, o gesso também pode substituir a argamassa de cimento.
Antes de usar o gesso, você precisa saber de alguns detalhes. Por exemplo, ele pode ter contato com um pouco de água. Por outro lado, se tiver contato com aço, o ferro presente no gesso poderá ser danificado.
Como preparar o gesso em pó
O gesso é vendido geralmente no formato em pó, em sacos de até 40 kg. Para usar, é preciso misturar com água, seguindo a proporção de 36 a 40 litros de água para cada saco. Ou, se preferir, de 50 ml para 100 gramas de gesso.
Primeiro você deve encher a masseira com água e polvilhar o pó para preencher de modo igual. Deixe descansando por até 10 minutos para dissolver, depois misture parte da massa, deixando o resto em repouso. Essa mistura agora deve repousar de 3 a 5 minutos para que ocorra a indução da pasta. Observando a consistência da pasta, ela já deverá estar própria para a aplicação na parede. Use somente essa primeira parte e depois de usá-la, a segunda parte da mistura já estará pronta.
Como aplicar o gesso corretamente nos pequenos reparos
Há algumas coisas que você deve levar em conta antes de começar os pequenos reparos em sua casa. Por exemplo, a sua aplicação de gesso sempre deve ser feita de cima para baixo. Cubra o chão com uma lona para evitar os respingos. Com o auxílio de cantoneiras você pode realizar o acabamento de quinas e de cantos.
Antes de aplicar você também deve molhar as paredes. Se precisar aplicar no teto, use uma desempenadeira de PVC fazendo movimentos de vai e vem. A espessura do gesso deve ficar sempre entre 1 e 3 mm.
Lembre-se de também consultar um profissional se for o caso para tirar suas dúvidas. Se preferir, contrate alguém para realizar os pequenos reparos para no futuro não sofrer com prejuízos maiores.
Deixe seu comentário