Por onde começar uma reforma residencial

Se você está pensando em fazer uma reforma em sua casa, mas não sabe por onde começar, deverá ficar atento às dicas que passaremos aqui. Você ficará ciente do que pode ou não fazer, do que deve ser priorizado, assim como de todos os seus gastos futuros.

Fazer uma reforma em casa não é nada fácil; todos acabam se incomodando um pouco e pode dar ainda mais dor de cabeça se você não souber direito como fazer ou como iniciar. Por isso, veja a seguir nossas dicas para você fazer a sua reforma residencial com sucesso.

Por onde começar uma reforma residencial

Por onde começar uma reforma residencial

Analise a reforma desejada

Quando você concluir que quer fazer a reforma, o próximo passo é definir quais as mudanças que serão feitas. A casa está com problemas e você irá resolvê-los? Quer mudar a divisão dos quartos ou outras partes da casa? É bom você já ter uma noção do que deseja fazer para conseguir colocar em prática.

Você pode pesquisar ideias na internet. Em seguida você deve começar a planejar a sua reforma e todos os gastos, e aí deve decidir se irá ou não contratar um profissional.

Contratação de profissional e Consultoria

Você até pode fazer a reforma de sua casa sozinho, mas se a reforma envolver mais do que apenas a renovação da pintura, é preciso chamar um profissional. Caso haja algum problema estrutural na residência, como piso afundado, fissuradas na parede, entre outros, é fundamental entrar em contato com um profissional. Entretanto, faça uma boa pesquisa e contrate quem entende do assunto para você não gastar mais do que o necessário.

A parte da consultoria é uma conversa do dono da residência com o engenheiro ou arquiteto. O profissional precisa verificar se a reforma desejada é viável no imóvel e também possui gastos compatíveis com a renda do indivíduo. O dono da residência deve mostrar ao profissional as plantas originais da casa e fotos de onde deseja efetuar a reforma.

Projeto e Gastos

O projeto deve conter todos os itens que serão usados na reforma, desde os materiais de construção aos novos itens de sua casa, como luminárias, pisos, entre outros. O projeto também deve conter mínimos detalhes sobre essas peças e o seu uso. Com tudo definido no projeto, o indivíduo poderá ter uma noção de todos os gastos que a reforma irá lhe custar, podendo assim economizar na hora de comprar.

O projeto pode levar até um mês e meio para ser concluído, assim como a reforma, mas tudo ficará perfeitamente como você deseja no final.

Veja o vídeo abaixo de organizar sua reforma:

Autorizações para a reforma

Para fazer a sua reforma você precisará de algumas autorizações, como a do seu prédio. Se você morar em um condomínio, deve informar ao síndico do prédio qualquer mudança que for fazer e o mesmo deve aprovar. Você deve mostrar a ele a planta com todas as mudanças, todos os materiais previstos e o tempo que a obra irá durar. A sua obra também deverá respeitar todos os parâmetros do condomínio estabelecidos.

Reply