Revestimento de madeira | Como colocar, Fotos

A madeira vem sendo muito usada na criação de decorações e até mesmo construções inteiras. O material é versátil, econômico, renovável e que traz um aspecto muito elegante ao espaço em que é aplicada.

Existem inúmeros tipos de madeiras para revestimento (Foto: Divulgação)

Conheça alguns dos tipos de revestimentos mais utilizados

Revestimento de madeira maciça: é o modelo mais tradicional e mais usado para o revestimento de paredes e fachadas. A madeira maciça é capaz de proporcionar muito charme e elegância, além de combinar com qualquer decoração e ser um material ecológico, que ao contrário da maioria dos materiais da construção civil, é um recurso renovável.

Piso laminado: o piso laminado é utilizado tanto em ambientes comerciais quanto em ambientes residenciais. O piso recebe uma camada protetora na sua superfície, que é capaz de deixá-lo super-resistente ao desgaste que é causado pelo uso. É uma instalação fácil e que pode ser usada também para revestir paredes internas.

Madeira de demolição: no meio decorativo, a madeira de demolição tem ganhado espaço significativo por conta de seu aspecto rústico e desgastado. É uma madeira de reuso, que pode ser usada em móveis, revestimentos de paredes, de fachadas e também de elementos internos. Seu ponto negativo é que trata-se de um recurso limitado, o que acaba encarecendo o material.

A madeira pode revestir paredes e móveis (Foto: Divulgação)

Onde usar o revestimento de madeira

Na sala de estar: a madeira é capaz de proporcionar conforto e acolhimento nos ambientes em que é empregada. Escolha a sua madeira com cuidado, prestando muita atenção para a qualidade e origem do seu material. A madeira deve ser vendida com selo de procedência e proteção contra cupins e umidade. O uso da madeira pode transformar completamente todo o cenário da sala de estar.

Na mobília: você pode usar a madeira como revestimento para seus móveis. Ainda na sala de estar, você pode fazer além do conhecido painel de madeira para a TV e investir no revestimento de sofás e mesas, por exemplo, valorizando ainda mais o ambiente.

Na divisória de ambientes: placas de madeira podem ser utilizadas para dividir um espaço grande da casa. Use-a como revestimento de paredes já prontas ou ainda, faça uma parede de madeira para dividir diferentes ambientes da sua casa.

Nos detalhes da decoração: brinque com diferentes encaixes entre as ripas de madeira para fazer com que a textura da madeira se valorize, além de gerar a sensação de profundidade e altura. Variar nos formatos e na distribuição das ripas também pode criar efeitos como mosaicos, muito usados no revestimento de paredes.

Nas paredes do banheiro: você pode usar a madeira para revestir as paredes do seu banheiro também, apenas tomando cuidado para não aplicá-la em locais muito úmidos.

Você pode revestir paredes e pisos em casa (Foto: Divulgação)

Aprenda a revestir uma parede com madeira

Materiais necessários:

– Sarrafos de madeira

– Buchas

– Furadeira

– Parafusos

É muito fácil revestir com madeira (Foto: Divulgação)

Como fazer:

1 – Meça o espaço em que você pretende colocar as peças de madeira, para saber quantas você vai precisar.

2 – Pegue sarrafos de madeira da mesma altura que a sua parede possui e faça furos com a furadeira nos extremos deles. Os sarrafos vão servir de suporte para que você pregue os pedaços de madeira sem que danifique sua parede.

3 – Coloque os sarrafos na vertical da sua parede e use os furos para furar a parede.

4 – Adicione as buchas e parafuse-os, deixando os sarrafos bem presos a parede.

5 – Comece a prender os pedaços de madeira na horizontal, de cima para baixo.

6 – Cuide na hora que for colocar as tiras finais de madeira, você pode ter que cortar algumas tiras para fazer o acabamento do rodapé.

Veja alguma fotos abaixo:

Qualquer ambiente fica mais aconchegante quando revestido com madeira (Foto: Divulgação)

A madeira combina também com banheiro (Foto: Divulgação)

Parede e piso podem ser revestidos em madeira (Foto: Divulgação)

A cozinha fica perfeita com revestimento em madeira (Foto: Divulgação)

Você pode revestir paredes com madeira (Foto: Divulgação)

Existe várias tonalidades em madeira (Foto: Divulgação)

A madeira pode revestir paredes e móveis (Foto: Divulgação)

Revestimento em madeira com várias tonalidades (Foto: Divulgação)

Existem inúmeros tipos de madeiras para revestimento (Foto: Divulgação)

 

Reply