Revestimento de Mármore | Fotos e Modelos

O mármore na decoração: Como acabamento, o mármore expressa elegância e sofisticação, é considerado um material belo e luxuoso, além de ser muito versátil. O mármore pode ser usado na decoração nas mais variadas formas, como o revestimento de pisos e paredes ou até mesmo em bancadas de cozinhas e banheiros. Além disso, pode ser usado também em pequenos itens decorativos ou detalhes pela casa.

O mármore é usado na decoração desde a antiguidade até os dias atuais. Durante o Império Romano, o material serviu para esculpir maravilhosas esculturas e era sempre vinculado ao sinal de riqueza.

O mármore pode ser usado em vários ambientes (Foto: Divulgação)

É mármore ou granito?

O mármore e o granito são materiais muito utilizados na decoração de ambientes e podem facilmente serem confundidos por sua semelhança. Porém, você pode diferenciá-los através da porosidade e da resistência.

O granito possui uma porosidade menor, mas sua resistência é maior do que a do mármore. Prefira usá-lo em ambientes de muita movimentação para que a pedra não desgaste. Na aparência, o mármore é mais uniforme, possuindo apenas seus veios definidos e longos, enquanto o granito possui veios mais pontilhados, que lhe dão aspecto mais texturizado.

Em questão de valores, o preço do mármore está acima do preço do granito, mas o valor depende de muitos fatores, principalmente da importação, por esse motivo o valor dos materiais pode variar.

Existem vários tipos de mármore (Foto: Divulgação)

Tipos de mármore

Se você vai usar o mármore na sua decoração, conheça agora os tipos mais comuns desse material que estão disponíveis para acabamentos na construção civil.

Mármore Carrara: Pedra de cor clara e com veios cinza escuro, é de origem italiana e foi muito usada no período Renascentista. É um material de alta porosidade e mais indicado para ser usado em ambientes internos, seu valor de compra é alto.

Mármore Piguês: É de origem grega, mas muito semelhante ao italiano. Possui fundo branco e também veios cinzas, mas que são diferenciados por serem mais espaçados.

Mármore Traventino: Pedra no tom de bege bem claro e com veios longilíneos. É poroso e deve ser usado em ambientes internos. Tem sua origem na Itália e é o mais utilizado em acabamentos e construções.

Mármore Sivec: Possui alta resistência e durabilidade, o que possibilita sua utilização tanto em ambientes internos quanto externos. Sua aparência é branca, com veios e pontos cristalizados e acinzentados.

Mármore Calacatta: É considerado um material nobre e luxuoso, é muito utilizado em ambientes internos e é uma ótima opção para revestir móveis. É uma pedra branca com veios em cinza e dourado.

Mármore Crema Marfim: A pedra é originada na Espanha e possui o bege como cor principal. É muito utilizada em ambientes internos e sua resistência e durabilidade são de alto nível.

Mármore Marrom Imperial: Pedra que se apresenta em tons marrons escuros e veios em marrom claro e branco. É muito sofisticado e usado na decoração de ambientes internos.

Mármore Branco Thassos: O material é predominantemente branco, com raras pintas cristalizadas ou acinzentadas. É o mais procurado por quem procura por revestimentos claros.

Mármore Botticino: É um material bastante antigo, originário da Itália. Essa pedra é conhecida por seus tons de bege claro e veios em tons mais escuros, além de ser muito utilizada em obras de arte e revestimentos.

Mármore Ônix: Possui diversas tonalidades e uma aparência translúcida, com desenhos únicos. Atente-se para não confundi-lo com a pedra ônix.

Mármore Nero Marquina: Possui o fundo preto e veios brancos. É originado na Espanha e traz requinte e nobreza ao ambiente.

Você pode dar o tipo de acabamento que quiser com o mármore (Foto: Divulgação)

Tipos de acabamentos

O tipo de acabamento pode determinar qual o local ideal para a aplicação da pedra.

Bruto: A pedra não possui nenhum tipo de tratamento e é utilizada em sua forma natural.

Polido: O material recebe um tratamento especial, que lhe confere brilho. É mais indicado para áreas internas.

Levigado: Aqui, a pedra foi lixada. Ela fica lisa, porém sem brilho.

Jateado: Nesse processo, a pedra fica mais áspera e pode ser utilizada em ambientes externos.

Flameado: Esse tipo também pode ser utilizado em áreas externas, pois possui aspecto rugoso e ondulado.

Apicolado: A pedra passa pelo processo de desbastamento, que a deixa com pequenos relevos e mais áspera.

O mármore pode ser usado interna e externamente (Foto: Divulgação)

Onde usar cada tipo de mármore

Nos banheiros, prefira os modelos flameados ou jateados, pois é um ambiente muito úmido e deve ser evitado o uso de pedras porosas. Nas áreas externas acontece o mesmo, mas atente-se para não escolher pedras muito lisas e escorregadias. Na cozinha, prefira as pedras que passaram por processos que eliminaram seu excesso de porosidade.

Nos pisos e paredes você pode escolher o material de acordo com o que mais lhe agrada visualmente, tanto nas cores quanto no acabamento. Bruto, levigado e flameado são os favoritos, mas se você deseja ter mais requinte em sua decoração, o ideal é o acabamento liso e brilhoso.

Veja abaixo algumas fotos de revestimento com mármore:

O mármore pode ser usado com vários tipos de acabamento (Foto: Divulgação)

As cores e tonalidades de mármore podem ser usadas em ambientes variados (Foto: Divulgação)

O mármore com fundo branco é mais aconchegante (Foto: Divulgação)

O mármore deixa ambientes muito mais requintados (Foto: Divulgação)

O mármore é usado em banheiros com mais frequência (Foto: Divulgação)

O mármore apresenta detalhes lindos (Foto: Divulgação)

O mármore pode ser usado interna e externamente (Foto: Divulgação)

Você pode dar o tipo de acabamento que quiser com o mármore (Foto: Divulgação)

Existem vários tipos de mármore (Foto: Divulgação)

O mármore pode ser usado em vários ambientes (Foto: Divulgação)

 

Reply