A parede de gesso, também conhecida como sistema drywall, consiste na montagem de paredes com a utilização de uma estrutura feita de alumínio, que é coberta por placas de gesso acartonado e fixas diretamente nelas. O tipo de chapa se diferencia de acordo com o ambiente que você deseja decorar, de acordo com as tonalidades e funções de cada uma.
Cores de Gesso e indicações
– Verde: é chamada de RU e indicada para áreas úmidas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviços.
– Rosa: chamada de RF e resistente ao fogo, é recomendada para áreas de bancada com cooktop e lareira.
– Branca: também chamada de ST, é o modelo mais simples e utilizado em forros e paredes de salas, corredores e quartos.
Parede de gesso na sala
A parede em drywall conquistou o coração dos decoradores e ganhou espaço nas residências, principalmente em pequenos apartamentos. Normalmente ela integra a sala e a cozinha, e pode ou não ser excluída durante o projeto, mas pode gerar ambientes muito charmosos.
Você pode optar por complementar a parede com algum trabalho que faça ela se destacar, pode ser no acabamento ou em algum móvel de apoio. Esse móvel pode ser uma bancada, o painel da TV, um revestimento bonito ou, até mesmo alguns elementos vazados.
Parede de gesso 3D
A estrutura da parede de gesso em 3D é sistematizada de uma maneira diferente, ela consiste em placas encaixadas na própria estrutura, que formam um painel com os desenhos de sua preferência. O efeito 3D é capaz de proporcionar volume, gerando movimento para a parede e deixando o ambiente mais criativo e personalizado.
Parede de gesso no quarto
No quarto, o gesso pode ser capaz de delimitar o ambiente de uma maneira simples e integrada, sem afetar a imagem do cômodo, especialmente quando o quarto possui várias extensões, como espaço de trabalho, banheiro e closet.
Caso o seu quarto não possua esse tipo de extensão, o espaço pode ser decorado com gesso na cabeceira da cama, se tornando uma maneira econômica de realçar o ambiente.
Aprenda a fazer uma parede de gesso, passo a passo.
1 – Marque os ambientes: Use uma trena e um lápis para marcar no chão, na parede e no teto, os pontos em que as guias serão colocadas. Desenhe também a espessura da parede de acordo com as marcações.
2 – Monte a estrutura em perfis de aço: Coloque a chapa em posição vertical e fixe-a na estrutura de aço, de cima para baixo. Mantenha o espaçamento das juntas e amarre as outras chapas.
3 – Instale o isolamento: Coloque as placas de isolamento termoacústico que você preferir e as preencha entre os montantes.
4 – Coloque placas e feche o ambiente: Nesse processo você vai repetir a instalação das chapas do outro lado, verificando a posição contrária da placa. Se você fez as emendas de baixo para cima em um lado, do outro faça-as do modo inverso para que elas não fiquem nos mesmos locais.
5 – Rejunte: Aplique a massa do rejunte entre as emendas das chapas de gesso e coloque fita microperfurada.
6 – Acabamento: Lixe a parede e ela já estará pronta para a aplicação de qualquer acabamento, como pinturas e revestimentos.
Principais vantagens de ter uma parede de gesso
Obra limpa: Não faz sujeira tanto na montagem quanto na desmontagem.
Instalação rápida: Por se tratar de uma estrutura pronta, sua instalação é rápida e ágil.
Economia de espaço: Sua espessura acaba se tornando mais fina do que a da alvenaria, por ser estruturada em perfis de aço e placas de gesso.
Conforto térmico: O preenchimento em lã de rocha, garrafas pet ou vidro, reduzem o vazamento de som e calor.
Flexibilidade: Para alterações elétricas ou hidráulicas no projeto, é preciso apenas rasgar a parte necessária e depois reconstruí-la com um remendo, um passo simples e rápido.
Veja abaixo algumas fotos de paredes revestidas com gesso:
Deixe seu comentário