Assim como na moda, a decoração e o design de interiores também possuem tendências que mudam ano após ano. Para o ano de 2020, os especialistas e pesquisadores do mundo inteiro já definiram o que vem com tudo para decorar os lares brasileiros.
Em todo o mundo, a tentativa de reconexão com a natureza é o principal ponto observado, por essa razão, itens naturais poderão ser vistos tanto nas paredes quanto nos móveis. Além disso, para gerar um contraste moderno com a naturalidade, teremos o estilo industrial atrelado a belas formas geométricas.
Se você gosta de seguir as tendências e está pensando em decorar sua casa, vale a pena conferir as dicas de decoração para 2020.
Tons naturais
Pesquisadores das principais marcas de tintas apostam nos tons mais naturais na decoração de casas e apartamentos, como por exemplo, o verde e suas variações, rosa claro, azul, mostarda, e terracota. Além deles, permanecem nas paletas as cores neutras, como marrom, cinza e branco, que são coringas para quem prefere ousar na escolha dos móveis.
A escolha das cores não envolve apenas a aparência, mas também as sensações que elas trazem dentro do lar. O branco remete a paz, como ele reflete a luz, normalmente ele é utilizado em locais com pouca luz natural; O azul costuma ter um efeito relaxante dentro dos ambientes, por isso ele é ideal para cômodos que sua intenção é relaxar; O verde, por ser a cor mais representativa da natureza, passa a sensação de espiritualidade segurança e esperança.
Devido as cores representarem inúmeros significados e sensações, vale a pena se dedicar na escolha delas em primeiro lugar, para só após seguir para os móveis.
Ambientes monocromáticos
Ainda falando de cores, os ambientes monocromáticos são um grande charme das tendências de 2020.
Aqui você pode apostar em um ambiente com uma cor dominante ou se preferir com variações e degradês de um mesmo tom – que seria o tom sobre tom-. Assim parede e móveis estarão em sintonia.
Caso você não goste muito de ousar ou tenha medo de enjoar, a dica é apostar em tons claros e mais neutros.
Sustentabilidade
Na tentativa de reconexão com a natureza, os móveis sustentáveis surgem como uma alternativa moderna para os ambientes. Itens como madeira, bambu, lã, couro, palha, e outros itens que remetem a natureza serão vistos com frequência.
Atrelado a tendência da sustentabilidade, que traz móveis e itens de decoração normalmente em tons mais neutros, vem as cores para dar um belo contraste nos ambientes.
Estética orgânica
A estética orgânica é representada por muitas plantas nos ambientes como forma de decoração. Elas poderão ser vistas no chão, armários e paredes, de todas formas e tamanhos.
Essa tendência tem a intenção de trazer vida e, mais uma vez, reconexão com a natureza para dentro dos lares modernos e sofisticados.
Estilo industrial
Diferente do que muitos pensam, a decoração industrial pode ser sim muito elegante e confortável quando bem conectada com a decoração como um todo.
Nesse estilo você encontra um bom esquema de iluminação, onde pendentes e luminárias são um prato cheio para a imaginação. Além disso, portas e janelas amplas são muito utilizados para garantir uma boa ventilação, iluminação natural e acessibilidade.
Dentro ainda desse estilo, os itens geométricos vem para unir o estilo industrial com o natural e sustentável. Eles podem ser vistos em cadeiras, sofás, mesas e espelhos, trazendo muita modernidade dentro desse conjunto de tendências.
Conforto é tudo
Para finalizar, lembre-se que apesar das tendências, o seu ambiente precisa ser confortável para que você e sua família sintam-se à vontade estando nele.
O lar é onde as pessoas passam a maior parte do tempo, por isso, independente de tendência, não esqueça de deixar seu imóvel confortável e com a “sua cara”.
Deixe seu comentário